09 junho 2009

Adeus vôzinho...






Hoje meu vôzinho partiu... Um homem forte, muito forte! E não é pra menos, seu nome significa o que Deus socorre e indica uma pessoa que alcança ainda jovem o sucesso e o mantém graças ao seu talento e à sua honestidade. Nasceu em Bragança Paulista e cresceu por lá. Foi militar, serviu ao Exército na guerra e sempre contou suas peripécias no quartel. Era um homem muito lindo: alto, magro, pele morena clara, lábios grossos e um rosto bem feito.
Casou-se com a dona Iracema aos 27 anos e teve duas filhas: Lucélia e Sonia (minha mãe) e cuidou do Zé Luis quando teve um probleminha de saúde ainda pequeno. Foi funcionário público do Município de São Paulo. Trabalhou no Serviço Funerário a vida toda e se aposentou por lá como chefe de departamento.
Se converteu aos 50 anos aproximadamente, logo que minha bisavó veio a falecer. Começou a frequentar a Igreja Internacional da Graça de Deus, mas depois de alguns anos passou a frequentar a Congregação Cristã no Brasil onde se batizou e permaceu por mais de 20 anos. Teve três netos: Glauber, Glenda e Heitor. Teve um pequeno comércio nas proximidades de nossa casa onde vendia caldo de cana e sorvete.
Era muito forte! Passou por muitos problemas de saúde, entre eles paradas cardíacas, fez três cateterismos e 2 angeoplastias. Perdeu minha vó em Março de 2001 e desde então se sentia muito sozinho.
A partir daí passamos a morar com ele e cuidar da casa. Era um homem muito honesto, se vestia muito bem e usava excelentes perfumes. Era conhecido como o senhorzinho mais cheiroso do bairro. Foi apreciador de charutos e cachimbos antes de se converter, gostava de um bom vinho e de viajar.
Crente fiel. Orava sempre antes de dormir, ao acordar, nas refeições. Sempre lia livros que ensinavam mais sobre Deus e era muito comprometido. Não perdia os cultos, mesmo embaixo de chuva.
Teimosia era uma de suas características, além do perfeccionismo (dentro do seu conhecimento e habilidade).
Nos últimos 6 anos estava apresentando indícios de mal de Alzheimer, mas só há 3 anos foi constatada realmente a doença. Cuidamos dele durante todo o tempo. Demos banho, trocamos fralda, cortamos cabelo, unhas, trocamos. Honramos ele de verdade e com todo o coração.
Teve alguns AVCs mais leves, fratura na vértebra por conta de uma queda, diabetes controlada e um derrame que comprometeu seus movimentos e o levou pra Clínica de Repouso Jardim.
Permaneceu por lá menos de 3 meses. Era muito amado, meu vôzinho mais querido.
Foi o homem que me criou e minha referência masculina mais próxima. Supridor de nosso lar e meu único avô que ainda estava vivo.
Eu tinha profunda admiração por ele. O amava sem esperar receber dele carinho, nos tornamos extremamente próximos depois do agrave de sua doença.
O visitava frequentemente na clínica, apesar de não ser mais reconhecida por ele.
Na última visita, no dia 07 de Julho, brinquei com ele como de costume, sem saber que estavamos nos despedindo. Ele sorriu pra mim e esse sorriso dele ficará eternizado em meu coração e na minha memória.
"Vovôxinho mais lindo da minha vida, queria tanto poder te abraçar mais uma vez, ver seu sorriso e ouvir sua risadinha. Só mais uma vez! Apenas mais uma vez!"
Ontem, dia 08 de Julho ele faleceu às 07:05 da manhã por Insuficiência Respiratória. Foi um golpe forte da vida, mesmo sabendo que ele descansou e está nos braços do Pai.
Foram aproximadamente 100 pessoas ao funeral no Cemitério São Pedro entre familiares, pastores, amigos, vizinhos e irmãos da igreja. Gostaria de demonstrar meu profundo agradecimento às pessoas que foram tão solicitas a nossa família nesse momento tão doloroso pra nós e de tanta alegria nos Céus.
A Cerimônia de Cremação foi no Crematório da Vila Alpina às 08:00 do dia 09 de Junho. A Pra Juliana dirigiu uma palavra de consolo depois de uma música (Quando eu Te encontrar - Ednaldo Araújo do Ministério Mais de Ti).

Quando eu te encontrar
Ministério Mais de Ti
Composição: Eber Arcanjo


Quando eu te encontrar, Jesus
Eu vou te abraçar Senhor
Vou dizer o quanto esperei por Ti
Eu vou te tocar
Olhar em teu olhos e dizer: Te amo, Te quero

Eu te amo, Eu te quero
Eu preciso de Ti


Vôzinho, sei que está com Deus, e não pode mais ver e entender o que acontece por aqui, mas quero expressar o sentimento que existe dentro do meu coração. Te amo tanto, e não tinha noção da dimensão desse amor. Sua perda é irreparável! Você faz muita falta, muita mesmo. Queria que você fosse eterno aqui comigo, que sua proteção como meu vôzinho fosse pra sempre. TE AMO, só consigo dizer isso e tá doendo demais!